Correndo Descalço

http://pes-descalcos.org/run

Conheça também o site sobre Corrida Descalça:
http://pes-descalcos.org/run

terça-feira, maio 01, 2012

Maratona Linha Verde Hackeada em 3h40m33s - 29/04/2012

FATOS RÁPIDOS:
Horário: 6:30h
Temperatura na largada: 23 Celsius
Temperatura na chegada: 32 Celsius
Tempo líquido: 3:40:33
Colocação masculino: 85/574
Colocação faixa etária M4549: 10/176

Em janeiro me inscrevi nesta maratona. Ela seria a primeira maratona de Belo Horizonte depois de 20 anos. Entretanto não estava animado a seguir planilhas de treino para maratona. Na época pensei: "se não me sentir bem paro no Km 28", já que o percurso cruza a chegada neste ponto.
Meu último longão foi a Maratona de Porto Alegre de 2010. A maior distância que corri este ano havia sido a meia-maratona Golden Four Asics de BH.
Então? Como fazer uma maratona com tão pouco volume? Resolvi usar a estratégia de correr e andar do Jeff Galloway: GalloWalk.
Esta ideia me surgiu pois minha amiga, Cristina, estava se preparando para estreiar na Maratona de Paris, em 15/04/2012, mas não estava dando conta dos longões prescritos pela assessoria. Ela me pediu dicas. Lembrei-me da estratégia do Galloway e deste texto que ensina, não corredores, a hackearem uma maratona. Disse que ela podia seguir todas as dicas dos hackers, exceto tomar os 4 Advil antes da prova.
Bem, resolvi eu também experimentar a teoria do Galloway. Segundo ele, os períodos de caminhada não prejudicam seu tempo final pois nos intervalos de corrida você corre com um pace mais rápido do que estaria se estivesse só correndo. Além disto, você se poupa pois usa grupos musculares diferentes, assim a fadiga chega depois e você se recupera melhor da maratona. Pude comprovar isto na prova e no day after.
Existem sites com calculadoras de pace para GalloWalk. Por padrão se corre por uma milha (1.609m) e se anda por 1 minuto, repetindo-se este ciclo 26 vezes. Utilizei esta aqui e coloquei como meta o tempo de 3h37m para conclusão, ou seja, recorde pessoal! Então descobri que deveria correr por 7m18s e andar por 1 minuto. Meu tempo final de 3h40m33s foi melhor do que os da Maratona de São Paulo, 3h41m12s, e da Maratona de Curitiba, 3h48m40s. Acredito que só não bati o recorde pessoal de 3h37m40s da Maratona de Porto Alegre pelos seguintes motivos:
- a altimetria da prova é bem pior;
- a temperatura média da prova foi muito mais alta;
- parei no Km 4,5 (ainda na Cidade Admnistrativa) para ir urinar no banheiro químico;
- corri ao lado e conversando com alguns amigos no início da prova, aí fazia o pace deles e não o meu.

A parte mais chata de usar esta estratégia é ficar ultrapassando e sendo ultrapassado pela mesmas pessoas, principalmente no início de prova. Um dos amigos que corri ao lado, no início de prova, foi o Ricardo. Na quarta vez que o alcancei brinquei que íamos decidir a maratona no sprint final, e ele disse que era para mim ir embora pois aquela estratégia o estava cansando, ao me ver andar, na maciota, e depois alcançá-lo e ultrapassá-lo na corrida!
Outro ponto é que andar ao final de uma maratona, depois do MURO, é normal. No entanto, quando você já começa a andar no início, algumas pessoas lhe perguntam se você está passando bem, se precisa de ajuda. Eu dizia que estava tudo bem e explicava que minha estratégia para a prova era aquela mesma: correr e andar, correr e andar.
Ao me verem correndo descalço, a maioria das pessoas me perguntam: "mas não machuca o pé?". Pois bem, corri uns trechos ao lado de um paulista que me abordou numa descida perguntando: "mas não suja o pé?". Kkkkk. Ele correu descalço na infância/adolescência e hoje corre com tênis baixinho, confessou que o tênis com amortecimento fazem o joelho dele doer. Ele achou que a estratégia de correr e andar podia dar certo. E deu! No dia seguinte desci escadas sem problema! Hehehe
Acho que para provas menores de 5Km e 10Km esta estratégia não será útil. Mas pretendo experimentá-la em uma meia-maratona. Ajustando os períodos de corrida e caminhada, acho que é possível um recorde pessoal na meia desta forma. E, para maratonas, é minha tática daqui prá frente. Só correrei maratonas assim: descalço e Gallowalking. A próxima será a Maratona do Rio em 08/07/2012 e buscarei meu recorde pessoal!
FOTO: Ao final da maratona com Daniel Xavier.
CRÉDITO:
http://reviewrun.blogspot.com/ (Daniel Xavier) / CC BY-NC-ND 3.0