Correndo Descalço

http://pes-descalcos.org/run

Conheça também o site sobre Corrida Descalça:
http://pes-descalcos.org/run

segunda-feira, novembro 04, 2013

2ª Meia Maratona do ES de Shopping a Shopping OU O Ano das Meias - Capítulo Final

FATOS RÁPIDOS:
Cidades: Serra, Vitória, Vila Velha/ES
Data/Hora: 03/11/2013 - 8:05h
Temperatura registrada pelo INMET: 26 Celsius
Umidade registrada pelo INMET: 68%
Tempo líquido: 1:38:17
Colocação masculino: 57/612
Colocação faixa etária M4549: 8/82

Encerrei a temporada de Meias participando da "2ª Meia Maratona do Espírito Santo de Shopping a Shopping". O evento, além da Meia, tem uma prova de 16km. Ambos os percursos ligam o Shopping Mestre Álvaro em Serra/ES ao Shopping Praia da Costa em Vila Velha/ES passando pela cidade de Vitória/ES. Os shoppings são empreendimentos do Grupo Sá Cavalcante que é o realizador do evento. Achei o evento muito bem organizado. Também é muito atrativo para a elite e os amadores top. Premiação em dinheiro iguais no masculino e no feminino sendo: R$ 5mil para os vencedores, R$ 3mil para os vice, R$ 2mil para os terceiros. Premiação em produtos esportivos de R$ 1mil e R$ 500 para os quartos e quintos colocados, respectivamente. Nas faixas etárias havia troféu e medalhas diferenciadas para os três primeiros que, na última hora, foram ampliadas para até o quinto colocado. Neste aspecto, escolhi a prova errada. rsrs. Fui 8º na Meia em minha faixa etária e, ao olhar o resultado dos 16km, teria sido o 2º correndo no ritmo que corri a Meia. Hehehe, sem choro, SE não ganha medalha!
Terminei no meu pior tempo nas Meias deste ano: 1h38m17h. Atribuo principalmente a alta sensação térmica. Céu quase sem nuvens e umidade alta. São Pedro não ajudou. O sábado esteve fresco, choveu pela manhã e se manteve nublado. Porém o domingo foi quente como já havia adiantado a previsão do tempo. Acho que o calor prejudicou a todos, tomo por base o tempo do queniano vencedor que foi de 1h07m38s.
Também fiquei com a sensação de ter "pagado língua". Antes do início da prova fui abordado por um ou outro corredor curioso com minha situação. Uma pergunta frequente foi se o asfalto não queimava. Respondia que só lá pelas 10:30h o asfalto ficava quente e "queimava". Pois bem, as 9h a corrida já começou a ser tornar incômoda por causa do calor do asfalto, achei que, ao final, as solas estariam bem sensíveis mas, acabei com a impressão que elas não ficaram tanto. Talvez também pois não continuei descalço como de praxe. Como teria que voltar de ônibus, levei um chinelo o qual usei.
Entre os corredores que me abordaram, destaco o Eduardo. Ele se aproximou confirmando seu eu era o corredor descalço de Belo Horizonte e dizendo que me conhecia pela Internet. Disse que já faz um tempo que está tentando se adaptar mas usa calçados minimalistas. Quis algumas dicas e afirmou estar tendo a "famosa" dor no topo do pé. Expus minha teoria e reafirmei meu "purismo": aprenda a correr DESCALÇO, só depois de muito tempo/treino use os minimalistas quando a temperatura ou a textura do terreno não permitirem a prática descalça. Ele disse ter sido bom me ver ali, serviu para animá-lo novamente!
Por fim, o ponto alto foi ter conhecido pessoalmente o Sr. João Elias da Silva. O corredor deste vídeo:

De fato, pouco conversei com ele. Antes da largada só informei que já o conhecia pelo YouTube e parabenizei por tanto tempo de prática. Alguns corredores locais estavam com cartazes de protesto contra a "comercialização" das provas atuais e seus preços cada vez mais altos. O João os apoiava. Como mostrado no vídeo, o João tem deficiência em dos olhos, assim largou 15 minutos antes junto com os portadores de necessidades especias (PNE). De fato, eram apenas 3 PNEs, dois homens e uma mulher. O João venceu com o tempo 1h45m20s, tempo que certamente também levaria pódio na faixa etária. Após a chegada, ao entrar no Shopping, o vi dando entrevista para a assessoria de imprensa do estabelecimento. De passagem, meti o bedelho, dei parabéns pela vitória e afirmei que ele era um veteraníssimo que servia de inspiração para todos os corredores descalços.
Fim das Meias. Próximo desafio, sem preocupação com desempenho, é a Maratona de Curitiba.